Mais um item de segurança para o condomínio, os portões eletrônicos além de trazer segurança para os moradores são de extrema praticidade para o dia a dia do condomínio.
Existem diferentes tipos de portões e é preciso fazer a escolha certa para que o portão se adeque a situação do seu condomínio.
Quais os tipos de portões?
Deslizante: é o modelo mais utilizado, funciona na posição horizontal e precisa de um espaço maior para que seja aberto. Apresenta menos problemas e é o mais econômico.
Pivotante: a abertura é feita por um eixo na lateral da estrutura, é uma boa opção em situações que não precise do seu funcionamento de forma constante. Porém o portão pivotante oferece menos segurança já que suas alavancas são frágeis se for comparada a outras opções, assim precisando de manutenção com mais frequência.
Basculante: abre na vertical por meio de polias e guias laterais, muito utilizado em ambientes reduzidos.
Quais são os benefícios dos portões eletrônicos?
Aumentam a segurança
Não é preciso sair do veículo para abrir ou fechar o portão, assim agilizando a entrada e saída do condomínio. E também pela resistência que o portão eletrônico tem em situações de arrombamento.
Ótimo custo-benefício
Os valores não são muito altos se for comparar com a comodidade e segurança que este item oferece a todos os condôminos, é um equipamento bastante acessível e o investimento compensa diante de todos os benefícios.
Durabilidade
Podem ser feitos de diferentes materiais e reforços para que aguentem as mais diversas situações climáticas, oferecendo alta durabilidade, que a longo prazo resultam em um ótimo custo-benefício.
Variabilidade nas opções
Há diversos tipos de portões atualmente no mercado, facilitando assim a escolha de acordo com a necessidade do seu condomínio.
Mas lembre-se, é fundamental que se faça as manutenções preventivas, para prolongar a vida útil do equipamento e que seja de preferência com alguma empresa especializada.
Um dos maiores problemas de mau funcionamento dos portões é pelo motor. O motor deve ser compatível com o peso do portão e também com sua frequência de uso. Em caso de mau funcionamento é importante ter um profissional a disposição 24 horas, para que o portão não fique quebrado por muito tempo, assim prejudicando a segurança do condomínio.
Tomando esses cuidados acabamos por evitar muitos problemas tanto para o síndico quanto para os moradores.
Comments